Pra entreter!

domingo, 8 de maio de 2016
Dos últimos lazeres que cativaram, fica essa lista pra vocês!


LEITURA
O último livro que li foi o Holocausto Brasileiro, da jornalista Daniela Arbex, sob indicação de uma amiga. Ele traz uma série de relatos sobre um episódio sinistro e lamentável da psiquiatria brasileira: o Hospital Colônia, em Barbacena/MG. Calma, não se trata de uma leitura tão densa quanto possa parecer! Apesar de abordar um assunto pesado, a autora conseguiu usar uma linguagem simples - e até leve, quando possível - pra espalhar diferentes vivências em capítulos ora desoladores, ora divertidos, mas sempre comoventes. Que leitura! Fundamental não só pra quem é da área, mas pra todos que buscam ter maior dimensão de como são formadas as mazelas da sociedade, e como cada vida é impactante, em alguma medida, em todas as outras. E se você, como eu, tem um pé atrás com livros que têm potencial pra te deixar na fossa, pode relaxar. Apesar de tudo, o saldo final é de esperança renovada! 


FILME



Vi recentemente a indicação de Mesmo Se Nada Der Certo ou Begin Again (título original em inglês) num vídeo da Karol Pinheiro. Assisti uns dias depois e amei! Por girar em torno da música, me lembrou um outro filme que eu adoro, Letra e Música, e a vibe é bem parecida mesmo! É uma história que traz conflitos amorosos, familiares e pessoais enquanto questiona a indústria musical de uma forma irreverente. Ele é todo delícia de assistir, mas eu amei mesmo o final, por dois motivos (!) que eu não vou expor aqui pra não dar spoiler, mas é exatamente o desfecho que eu escolheria dentre os possíveis.


SÉRIE


Nessa categoria eu vou indicar sem ter terminado toda a série, ok? Em parte porque confio na fonte da indicação, mas também porque depois de assistir a mais ou menos 100 minutos de Making a Murderer (que pode ser traduzido como "fazendo um assassino") já vi potencial pra que as pessoas que vejam esse documentário em forma de série possam experimentar uma sensação comum pra mim em muitos momentos, no mundo do Direito. A série basicamente retrata a história de Steven Avery em suas desventuras pelo sistema de justiça estadunidense. Apesar de ser um documentário, a história é capaz de te deixar tão tenso quanto How to get away with murder - o triste é não ser uma obra de ficção. Por enquanto, posso falar que vale a pena por muitos motivos... a maioria deles pode ser compilada na minha opinião de que as matérias de Direito devem ser amplamente disseminadas e discutidas por todos, não só pelos estudantes e profissionais desse ramo. Mas mesmo que seu interesse pelo assunto seja zero, vale assistir também pra começar a ter noção da complexidade das relações humanas. A gente não sabe do começo..!  


CANAL NO YOUTUBE



Nátaly Neri fala de moda e beleza de uma forma incrível, a perspectiva dela e o trato sobre os temas são inspiradores! Mas foi no canal da Jout Jout, nossa conterrânea, que eu conheci a Nátaly. Antes de a ver falando sobre costura, brechós, etc., vi uma Nátaly corajosa dando a cara a tapa pra se colocar em assuntos importantíssimos e muito polêmicos. Seu canal Afros e Afins acaba sendo mais direcionado para mulheres negras, aborda muitos temas do movimento negro e do feminismo com essa vertente, e, como ela colocou uma vez, enegrece muita coisa pra quem não tá entendendo nada sobre apropriação cultural, feminismo branco, colorismo, etc, etc, etc. Posso falar que aprendi à beça no canal dela e fiquei me perguntando como eu nunca tinha pensado nisso tudo antes, como eu conseguia me posicionar dentro do feminismo sem ter essa dimensão da coisa... #reflexões. O recado tá dado:




MÚSICA



Essa sugestão chegou pra mim não tem muito tempo, mas é unanimidade entre os meus conhecidos com melhor gosto musical - que combina com o meu, eu digo - e me rendi! Tem que ouvir! Não tem o que falar aqui, só sentir. De verdade! A voz de Liniker é uma coisa, faz carinho na alma. A que está no modo repeat é Zero!



Espero que aproveitem!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário