Dia dos namorados

sábado, 4 de junho de 2016
Vem chegando o dia 12/06, e, com ele, aquela pressãozinha pra presentear a pessoa amada e/ou fazer um programa mais legal que o de sempre com ela! Convenhamos que a data é mais comercial do que outra coisa, né? Porém, dá pra celebrar as nossas relações do coração de forma pessoal e carregada de sentido também! O que, aliás, deveria ser mais frequente (: Pensando nisso, e em transformar esse glamour materialista da data em algo mais cativante, separamos dicas de presentes e programas mais acessíveis e pessoais que os clichês phynos de sempre.

Vamos começar com os mimos? A nossa primeira dica é presentear com uma carta ou cartão escrito à mão. Na era da tecnologia, é uma bela demonstração de afeto usar papel e caneta pra se expressar. O raciocínio em cima do sentimento a ser exposto ali não é instantâneo, você gasta tempo pensando palavras ideais já que não tem chance de apagar tudo ao apertar uma tecla. Além disso, a relação do autor com aqueles materiais transfere toda uma pessoalidade impossível de se perceber num e-mail, ou post no mural do facebook, ou mesmo numa carta digitada impressa. Alguns clichês não são clichês à toa, minha gente!

É legal também trabalhar em cima do formato da carta do modo que melhor conversa com o seu relacionamento e com seu talento pra coisa. Pode ser um cartão clássico simples ou daqueles que quando você abre sai quase que uma escultura de papel de dentro; pode ser uma folha envelhecida enrolada por um barbante ou colocada dentro de uma garrafa de vidro; pode ser feita uma dobradura exótica... Enfim, possibilidades não faltam!

E não tem problema se você não se sente tão à vontade escrevendo, o importante é colocar seu sentimento pra fora na medida do possível! O gesto em si já diz muita coisa e com um esforcinho você consegue duas ou três linhas com certeza.

A próxima dica é mais genérica, justamente porque algumas pessoas podem achar meio ousado aplicar o nível máximo dela, então vamos lá... É presentear com itens iguais (ou parecidos) pra vocês usarem ao mesmo tempo! Antes que vocês me julguem por falar pra sair todo mundo como par de jarros por aí, já vou explicando que existem nuances dentro dessa sugestão! Alguns exemplos pra vocês visualizarem melhor:

Tem um mundão de coisas que dá pra usar igual ao seu par de uma forma muito fofa, mostrando ou não pra outras pessoas essa combinação (pijamas; meias; camisetas; algum acessório, tipo colares, pulseiras, relógios, brincos; bonés ou gorros; mochilas; tênis...). Também não precisa ser exatamente o mesmo item, podem ser coisas que conversem entre si, e tem tanta, mas tanta coisa! É só pensar em algo em comum do seu estilo com o do seu companheiro ou da sua companheira e abusar da fofura! O legal desse presente é que mesmo que vocês não queiram usar as peças ao mesmo tempo, dá um quentinho no coração saber que se está usando algo que tem um significado especial pra vocês. São coisas que aproximam mesmo quando se está longe!

A terceira dica é adquirir juntos uma única coisa que vocês possam aproveitar bastante! Isso pode aparentar um certo peso dependendo de quanto tempo tem a sua relação, mas, assim como a sugestão anterior, dá pra adaptar a todas as idades de amor, olha só!



Pode ser um filme que vocês adoram ou um livro que os dois queiram ler; pode ser uma panela de fondue (done that!); um skate (Bia's done that!); um álbum de fotos pra preencher juntos (Bia's done that também!); um quebra-cabeças; uma câmera fotográfica; um jogo de tabuleiro; um kit de cozinha... e por aí vai. Essa dica é boa porque rola aquela economia, e coloca os namorados em ainda mais sintonia! Mas claro, tem que ter a cara de vocês.. Não adianta pilhar numa coisa que parece incrível sem tentar visualizar o casal usando aquilo, certo? Mas tudo bem, porque esse presente é pra ser pensado junto, e isso também ajuda a refletir toda a história de vocês. Quer mais romance que isso? 

Para os mais criativos, existe também a possibilidade de se fazer um presente praticamente do zero! Os DIYs ("do it yourself" = faça você mesmo) têm se popularizado cada vez mais nos últimos tempos, e o que não falta é tutorial no YouTube ensinando a fazer desde cartões diferentões (como a gente já mostrou lá no começo) a almofadas, luminárias, quadrinhos, customização de roupas, e muitas outras coisas bem legais que, de novo, podem ter a sua cara e a cara do seu amor. O I Spy DIY e o Keep Calm DIY são fontes incríveis pra quem gosta desses projetos!



Por último, se nenhuma das dicas te fisgou ainda, e como ninguém é de ferro, se você perceber que existe alguma coisa não tão especial, mas que seu namorado ou namorada quer muito há um tempo e ainda não adquiriu sabe-se lá porquê, que tal dar uma forcinha? Tudo bem, esse presente pode não ser tão significativo quanto os outros sugeridos, mas a boniteza desse está na atenção despendida ao outro. Se apegar a aspectos mais práticos na hora de presentear também pode expressar carinho e pessoalidade quando a gente mostra que percebeu o desejo da outra pessoa, que sabe da relevância daquilo numa parte importante da vida dela. Pode ser só uma peça de roupa ou acessório que se quer há muito tempo, pode ser um curso que não tava dando pra pagar, até uma bicicleta, ou óculos de sol, ou tênis de corrida, sei lá, o que a pessoa estiver precisando/querendo muito e você sabe que não tava rolando comprar. Se você também não consegue fazer isso por conta própria, que tal propor uma divisão dos custos? É claro que esse caso não entra necessariamente como sugestão acessível, mas, se você puder e quiser, com certeza vai fazer a pessoa feliz.

O importante é não se apegar ao lado da data que impõe o consumo mas à relação que te faz querer celebrá-la, e pensar na pessoa com quem você vive - e apenas nela - ao presentear.

No próximo post a gente vai falar de programas bem variados pra celebrar a data e muitos outros dias do ano, ok?

It's a date! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário